7º Meeting do Conessp discute temas ligados à saúde e realiza eleições para nova diretoria
Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, o 7º Meeting das Instituições de Assistência aos Servidores Públicos, na cidade de São Paulo. O encontro recebeu representantes de dez estados brasileiros e contou com a presença de autoridades como o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Na abertura do encontro, o governador ressaltou a importância de se discutir saúde e gestão pública para enfrentar as dificuldades do atual momento do país, como a geração de empregos e falta de recursos para a saúde. “O setor de serviços e, em especial, a saúde é fortemente empregador e o encontro de hoje tem uma pauta extraordinária, pois sempre é preciso aperfeiçoar a gestão, ainda mais com uma população mais idosa e medicina mais cara.”
Alckmin, um dos incentivadores para a criação do Conessp, recebeu uma placa de homenagem das mãos da presidente do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Iris Gama, e da diretora da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Jucli Stefanello.
No período da manhã, houve o lançamento da parceria entre Conessp e o Ibegesp (Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública), com a presidente do Ibegesp, Alessandra Gaspari, que apresentou o curso “Formação de Gestores Públicos na Saúde” e disponibilizou aos associados desconto no programa.
O evento contou com a palestra “A Saúde tem Cura”, do médico gastroenterologista Wilson Pollara, ex-secretário de Saúde do Município de São Paulo e ex-secretário adjunto de Saúde do Estado, que compartilhou o panorama da saúde pública no país e as ações e medidas tomadas no período em que esteve nas secretarias estadual e municipal, onde ajudou na diminuição de filas para exames e na informatização do sistema de saúde.
Os convidados participaram de uma videoconferência do economista sênior em saúde do Banco Mundial, André Medici, diretamente de Washington, nos EUA. O especialista tratou sobre o cenário político e econômico para os anos de 2019 e 2020.
Presente nas sete edições, outro tema debatido foi o da judicialização da saúde, dessa vez com a palestra do advogado Josenir Teixeira e com um debate entre os associados sobre as possíveis soluções para o problema, que ao longo dos anos vem aumentando. O IASEP compartilhou os resultados positivos obtidos por meio de uma resolução, que submete aos juízes com competência em Direito de Saúde, a avaliação de formulário médico pré-estabelecido.
Rede Nacional de Urgência e Emergência
A Rede Nacional de Urgência e Emergência foi tema da última palestra e debate do primeiro dia. O diretor executivo do Conessp, João Romitelli, apresentou o projeto desenvolvido por uma comissão especial que envolveu representantes da Planserv, Cassems, Ipasgo e Iamspe.
O projeto implica na criação de um convênio que permite o atendimento em casos de urgência e emergências aos servidores em estados associados. Durante o debate, ficou acordado que o próximo passo será a formulação pelo Conessp de uma consulta, que depois será submetida à avaliação do jurídico de cada Instituto associado, para posteriormente ser viabilizada a implantação do convênio.
Assembleia
Durante o evento também foi realizada a assembleia geral do Conessp, em que os diretores apresentaram a prestação de contas do Conselho. Na ocasião, também foi definida a nova diretoria do Conessp e a data da próxima reunião, que acontecerá na segunda quinzena de abril, na cidade de São Paulo.