Webinar Conessp: Impactos Covid19 nos Sistemas de Saúde

#DoeSangue – Banco de Sangue do HSPE de SP
24 de agosto de 2020
Panorama News – Edição 02 Setembro de 2020
30 de setembro de 2020

 Webinar Conessp 09 de setembro de 2020

Tema: Impactos causados pela Covid 19 nos sistemas de saúde público e privado e panorama pós pandemia.

O Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp) realizou no dia 9 de setembro, às 17h00 até as 19h00 um webinar, com o tema “Impactos causados pela Covid-19 nos sistemas de saúde público e privado e panorama pós pandemia”.

O encontro online que foi mediado pelo presidente do Conessp Latif Abrão Jr., e o membro da entidade João Luís Romitelli, contou com os convidados Reinaldo de Camargo Scheibe presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e Gonzalo Vecina Neto médico sanitarista e professor da Universidade de São Paulo.

Em exercício de reflexão conjunta a grata constatação foi que o SUS surpreendeu e deu conta do recado. Ainda falta conhecimento, e a telemedicina pode auxiliar os atendimentos de diversas especialidades. Nas palavras de Reinaldo Sheibe “ A telemedicina veio para ficar.”

Somente 12% das unidades de saúde pública possuem rede de internet, esse número precisa aumentar.
Dr. Gonzalo Vecina afirmou a necessidade de integração dos sistemas de saúde no Brasil “Precisamos viabilizar a integração do sistema público e privado”.

O que esperar no pós-pandemia, uma epidemia da saúde mental? Como lidar?
A verdade é que ninguém sabe. O novo Coronavírus nos mostrou que precisamos ter bastante cuidado e ouvir melhor, desde o início dos atendimentos primários de saúde.
Investir na criação de equipes multiprofissionais e estimular os programas de prevenção de saúde.

Ao ser perguntado sobre uma provável explosão de episódios de doenças mentais o Dr. Gonzalo Vecina afirmou: “Temos que distribuir ouvidos”.
Ele complementou que os médicos generalistas que atendem nas equipes do Programa de Saúde da Família precisam ser treinados em diagnóstico de saúde mental e, antes de ministrar medicamentos, ouvir as queixas das pessoas.