Hélio José Lopes afirma que vai apresentar à diretoria a proposta de mudança da sede do Conessp para o Distrito Federal, como primeiro passo para aproximação dos representantes de 14 estados brasileiros. “É graças ao conselho que nós conseguimos disseminar melhores práticas do sistema de saúde no Brasil”, explica
O presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes, é, também, a partir desta terça-feira (06/07), o presidente em exercício do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp). Esta decisão foi tomada durante a Reunião de Diretoria, realizada em 06/07/2021 por meio de plataforma on-line, com a participação de expressa maioria das entidades associadas.
Desde dezembro de 2020, quando assumiu a vice-presidência do Conessp, Hélio tem discutido pautas importantes de interesse dos órgãos de assistência médica, federal, estaduais e municipais, ao lado do então presidente, Latif Abrão Junior. “Estou no Conessp desde sua criação. Acredito que precisamos crescer e que o Dr. Hélio é a pessoa certa para assumir o meu posto. Ele é uma pessoa muito dinâmica e fiquei encantado com a sua disposição”, comentou Latif, que foi presidente, por dez anos, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).
Hélio disse que tem grandes expectativas assumindo o cargo. “É graças ao conselho que conseguimos disseminar as melhores práticas do sistema de saúde no Brasil. Como minha primeira ação, gostaria de encaminhar a transferência da sede do conselho, que atualmente é em São Paulo, para o Distrito Federal”, explicou Hélio. Ele afirmou que este será um passo importante para aproximação com todos os membros conveniados.
Criado para concentrar os interesses comuns dos órgãos de assistência médica, federal, estaduais e municipais, e aprimorar a excelência dos serviços pelo intercâmbio de experiências, o Conessp conta ainda com a chefe de gabinete do Ipasgo, Mirian Queiroz Cunha, como integrante do seu Conselho Fiscal. “Acreditamos que planos de assistência, como o Ipasgo, devem buscar melhorias constantes. Só assim vamos oferecer um serviço de excelência aos nossos beneficiários”, comenta Mirian.
Em outubro de 2020, durante uma viagem a São Paulo, o presidente do Ipasgo e a chefe de gabinete estiveram, pela primeira vez, na sede do conselho. Na oportunidade, eles conheceram o então presidente e falaram sobre a unificação de procedimentos médicos hospitalares e compras de insumos em grande escala para todos os institutos brasileiros.
Ao final da conversa, o presidente do Ipasgo foi surpreendido ao ser convidado para concorrer às eleições do biênio 2021/2022, no cargo de vice-presidente do conselho. Hélio José Lopes e Mirian Queiroz foram eleitos vice-presidente e membro do Conselho Fiscal do Conessp, respectivamente, no dia 4 de novembro deste ano, durante Assembleia Geral Ordinária Virtual.
Conessp
A ideia de criação do conselho surgiu durante a primeira reunião nacional de instituições estaduais e municipais de assistência à saúde dos servidores, em 30 de junho de 2016, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP). Desde então, o conselho conta com 15 entidades de 14 estados brasileiros, mais de 5,5 milhões de vidas, mais de 10 mil colaboradores e mais 12 mil prestadores ativos credenciados.