A empresa de telehealth que vai desenvolver o aplicativo para facilitar o intercâmbio de atendimentos nacionais entre os associados Conessp propôs que seja incluído um atendimento digital, ou seja, de forma remota, para os usuários. Com a pandemia, os médicos perceberam que é possível fazer atendimentos sem a presença física do paciente no consultório.
A ideia do pronto-atendimento (PA) digital foi sugerida pelo representante da empresa, Ney Paranaguá Carvalho, durante reunião virtual realizada na quinta-feira, 24. O encontro discutiu os próximos passos para a criação da rede de atendimento do Conessp e teve a participação da presidente do Conessp, dra. Daniele Aita (IASPI – Piauí), da vice-presidente Jucil Stefanello (CASSEMS – Mato Grosso do Sul), de Camila Oliveira (SERVIMED/FUNSERV – Mato Grosso) e Felipe Gomes (IPESAÚDE – Sergipe).
Reunião com integrantes do Conessp
A rede de atendimento é um novo serviço do Conessp aos usuários dos 14 institutos de saúde associados ao Conselho para que sejam atendidos fora do seu estado de origem, em caso de urgência e emergência, em período de 30 dias por ano. Por exemplo: um usuário do PLANSERV, da Bahia, poderá ser atendido pela rede credenciada do IPSEMG, quando estiver em Minas Gerais, e vice-versa. E mesmo acontecerá com os demais institutos associados ao Conessp.
Sobre o PA digital, Ney Carvalho explicou que um grande plano de saúde privado adotou a ideia e conseguiu atender 80% das demandas de forma online. Ou seja, apenas 20% dos pacientes precisaram de atendimento presencial. “Isso é importante porque pode reduzir os custos e agilizar o atendimento de urgência, diminuindo também o tempo de espera para atendimento,” disse Ney.
O especialista frisou ainda que o tempo médio de espera do paciente para ser atendido pelo PA digital é de apenas quatro minutos, muito abaixo do que acontece quando o paciente busca ajuda por urgência ou emergência nos hospitais do Brasil.
Daniele Aita considerou a ideia muito promissora, principalmente devido ao alcance social, já que permitirá mais pessoas a ter acesso ao pronto-atendimento.
Ao final da reunião, Daniele Aita solicitou a Ney uma proposta do projeto PA digital, para análise da diretoria e exposição aos demais gestores. A presidente informou ainda que a nova sede do Conessp já está instalada em Brasília. A solenidade de inauguração, deverá acontecer somente em abril, em data ainda a ser definida.