Falar sobre vacinas nunca foi tão importante. Um estudo, divulgado hoje, pela Fiocruz revelou que a cobertura vacinal está em queda no Brasil. Desde 2016, o país não consegue bater a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura e o ano de 2021 foi o que trouxe o pior resultado: apenas 75% do público apto à vacinação recebeu imunizantes. O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, é uma das doenças totalmente evitáveis pela vacina e voltou a assustar os brasileiros desde 2018, quando os casos reapareceram. De lá até aqui foram registrados 39.342 casos da doença com 40 mortes, 1 delas em maio deste ano, na cidade de Porto Velho- RO.
O calendário de vacinação do Brasil é um dos mais completos do mundo e também um dos mais acessíveis. São cerca de 20 vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS- Sistema Único de Saúde. O “Observe Infância”, que realizou o estudo da Fiocruz revelou, por exemplo, que no ano passado de 100 crianças, 75 não tomaram a tríplice viral , que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
O Conessp deixa esse alerta importante das autoridades em saúde e reforça que o futuro das nossas crianças pode ser de mais proteção, a partir de uma caderneta de vacinação sempre atualizada.