O futuro do atendimento em saúde com o Metaverso

Julho Amarelo. É mês de lembrar prevenção e controle das Hepatites
4 de julho de 2022
Reuniões no escritório do Conessp discutem temas importantes da saúde suplementar
21 de julho de 2022

Não é difícil encontrar, hoje, quem teve uma experiência de consulta virtual depois que a pandemia chegou e impôs um estilo de vida diferente para pessoas do mundo inteiro.

Durante o confinamento, a única chance de ter um contato com um médico, numa consulta eletiva, era através da Telemedicina.

Aí, chegamos num momento em que a tecnologia passa a ser usada com mais frequência e avança muito rápido. Com inúmeras possibilidades diante de nós, abrimos ainda mais o olhar para o novo e enxergamos em nosso horizonte o Metaverso.

 

Nos próximos anos, a Medicina pode estar entre os ecossistemas mais emocionantes ‘universo paralelo acessível aos usuários de realidade virtual e aumentada’.

 

E COMO DEVE SER ESSA NOVA REALIDADE?

 

Diferente da consulta online, quando o paciente e o médico se veem em duas dimensões, no Metaverso, o humano digital não será apenas uma imagem 3D simulada por computador, mas uma projeção- um avatar- baseada em dados dessa pessoa, captados em tempo real, gerando uma multiplicidade de estímulos sensoriais.

Para a presidente do Conessp, Dra. Daniele Aita, o Metaverso se apresenta como mais uma oportunidade dentro da Saúde para melhorar a assistência não só médica, mas também multidisciplinar, seja através de consultas, discussão de casos clínicos e cirúrgicos, ampliando o conhecimento e compartilhando melhores práticas.

“Desta forma, permitirá entregas de maior valor e mais econômicas para a gestão e sustentabilidade do Sistema. Com a experiência do Metaverso, treinamentos práticos e simulações também poderão ser realizadas à distância, facilitando o ensino na Saúde. Podemos ainda mencionar avanços na humanização da Saúde, com melhor assistência dos pacientes que, no momento de seus tratamentos, poderão entrar em um cenário mais acolhedor”, complementou a presidente.

Dra.Daniele Aita, presidente do Conessp

 

Para o cineasta e digital manager em Metaverso Dalson Carvalho, essa tecnologia oferece novas camadas de interação entre médico e paciente, ampliando, por exemplo, diagnósticos à distância. “Através do Metaverso, nos aproximaremos muito da experiência do mundo real, mas com o benefício de estar em casa, sem se expor aos contratempos do mundo externo. O Metaverso possibilitaria, então, um avanço incrível da internet e Telemedicina, com este atendimento virtual remoto, com paciente e médico 100% imersos nesse ambiente virtual e com a possiblidade de uma avaliação clínica a partir da digitalização do paciente”, explicou Dalson.
Dalson Carvalho explicou, ainda, que com tecnologias como a Realidade Aumentada e o 5G, o médico poderá operar à distância com níveis de precisão muito acima do convencional e que isso é só um vislumbre, já que o potencial do Metaverso e seu uso ainda estão sendo discutidos e desenvolvidos.

Vamos esperar pra ver!!!

Dalson Carvalho- cineasta e digital manager em Metaverso