O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), implantou em 2020 o sistema de teleconsulta para segurados e seus dependentes. Porém, para ter esse tipo atendimento, simples e acessível, é necessário que o segurado, assim como o prestador, façam um cadastro para ter acesso à plataforma.
Tão logo a telemedicina foi regularizada no país, o IASPI procurou uma plataforma em que em um único acesso o paciente tem atendimento por áudio e vídeo na consulta com seu médico, além de ser possível também o registro de informações médicas e o envio de receitas, inclusive de medicação controlada.
Toda a rede credenciada IASPI Saúde eletivo pode se habilitar para o atendimento remoto, permitindo que pessoas do interior do Estado, por exemplo, tenham acesso a consulta com especialistas de nossa capital, modernizando e agilizando para todos os servidores o acesso à saúde.
Dentre as especialidades já à disposição para todos os usuários do IASPI Saúde estão Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Dermatologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Angiologia, Psiquiatria, Clínica Geral e Cirurgia Geral.
“Embora o atendimento remoto traga algumas limitações, pela impossibilidade de exame físico, sabemos do grande benefício que esse sistema pode oferecer. A telemedicina não busca substituir o atendimento presencial, mas complementar. Estamos buscando ampliar o atendimento e empenhados em aprimorar esse serviço, seguindo as regras do atendimento eletivo, disponibilizando a toda a rede IASPI Saúde eletivo”, assegura Daniele Aita, médica oncologista e diretora geral do Instituto.
COMO PROCEDER- O Instituto conta com uma plataforma digital, que é o recurso tecnológico necessário para garantir o atendimento seguro para o paciente e o profissional. Essa plataforma está acessível através de um link disponibilizado no site do IASPI (www.iaspi.pi.gov.br).
O usuário, bem como o médico, prestador de serviço, profissional de saúde terá acesso através de login e senha. Cada médico, cada profissional, poderá disponibilizar sua agenda para que o usuário faça esse agendamento de consultas através da plataforma, mas o agendamento também poderá ocorrer nas clínicas especializadas já credenciadas ao IASPI.
O dependente que tenha interesse na teleconsulta deve ligar para o prestador e verificar a disponibilidade do profissional e agendar o teleatendimento, devendo ficar atento ao dia e horário da consulta. Em seguida, deve acessar o link http://iaspisaude.pi.gov.br/iapepsaude e realizar seu cadastro.
Para se cadastrar o profissional deve acessar httbs//conteudo.soluti.com.br/maida para obter todas as informações ou ligar para a Central exclusiva de atendimento ao prestador (2106-8860). O profissional deverá solicitar seu registro através do login e senha.
Seguidos todos esses passos, no horário agendado, o usuário poderá conversar com o médico naturalmente e sem pressa. Ao final da consulta, se necessário, ele receberá via SMS, a sua Receita Digital, assinada eletronicamente pelo profissional que realizou o atendimento. A Receita Digital é válida em todo território nacional e serve para realização de exames, compra de medicamentos e/ou Atestado Médico.
“Sabemos da importância desse sistema e trabalhamos para melhorar o atendimento do IASPI Saúde, em especial no interior do Estado, tendo em vista que a capital reúne o maior número de especialistas, enquanto há carência de determinados profissionais especialistas nas cidades menores”, esclarece Daniele.
A plataforma disponibiliza a consulta remota de modo que o médico pode conversar com o paciente através de recurso audiovisual e pode também fazer o registro de informações importantes em um prontuário médico, analisar exames, passar orientações e enviar receita, inclusive, receitas de medicações controladas através de um QR Code.
Daniele destaca ainda a importância do registro de informações médicas através de um prontuário médico, de assegurar o sigilo médico e que a plataforma que o IASPI disponibiliza para esse atendimento remoto é compatível com o prontuário médico utilizado nas diversas clínicas, nos termos da LGPD.
A gestão do IASPI Saúde pretende este ano ampliar o atendimento através da telemedicina, levando o benefício a um maior número de segurados e prestadores, de forma a descentralizar, melhorar, informatizar e oferecer mais e novas opções. A ideia é que o atendimento presencial seja mantido, mas o segurado e o prestador também tenham a opção do atendimento virtual.