Começa campanha de conscientização para o câncer de próstata

Nova diretoria do Conessp é aprovada por aclamação e unanimidade. Daniele Aita segue na presidência
20 de outubro de 2023
Cassems disponibiliza espaço para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
6 de novembro de 2023

Está começando mais um novembro, que há alguns anos é azul. Isso porque é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
A partir desta quarta-feira(01), o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).

O primeiro passo para a cura de qualquer patologia é a prevenção, por isso em todas as faixas etárias o médico deve ser consultado. Mas, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, devem ir regularmente a um médico especialista.