Ambulatório do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde é referência no atendimento de crianças e adolescentes

Hospital Cassems de Campo Grande realiza mais um transplante de medula óssea
2 de fevereiro de 2024
Vida e Movimento: atividades físicas para pacientes oncológicos
4 de fevereiro de 2024

Para garantir que a criança cresça e se desenvolva de maneira saudável, alguns cuidados são essenciais. Oferecer uma alimentação saudável, manter a higiene bucal e assegurar o acompanhamento médico são alguns dos primeiros passos. No Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), os pequenos contam com um atendimento humanizado da equipe multidisciplinar no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto.

O ambulatório oferece diversas especialidades, como Nutrição, Clínica Médica, Endocrinologia, Serviço Social, Farmácia, Ambulatório, Curativo, Consultas de Enfermagem e Exame do Pé. Mensalmente, são realizados mais de 100 atendimentos a crianças e adolescentes no Centro.

Um dos atendimentos mais procurados é o de endocrinologista pediátrico. O médico Saulo Emanuel Sandes explica as patologias atendidas no Ipesaúde. “Temos três endocrinologistas na equipe, contamos com um laboratório geral e estamos desenvolvendo um laboratório mais voltado para o diabetes tipo 1, que é o mais comum em crianças e adolescentes. Aqui, proporcionamos cuidado multidisciplinar com nutricionistas e enfermeiros. Estamos realizando esse trabalho para oferecer todo o cuidado necessário”, destacou o endocrinologista pediátrico Saulo Sandes.

Outra especialidade bastante procurada é a de Nutrição. A profissional Rebecca Pontes detalha como é feito o processo de acolhimento dos pacientes. “Aqui realizamos acompanhamento nutricional desde a infância até a adolescência, com ênfase na introdução nutricional. É muito importante nessa fase realizar a consulta, pois previne doenças na fase adulta”, explicou a nutricionista Rebecca Pontes.

De acordo com a coordenadora do Centro de Diabetes, Kelly Bignardi, a unidade é referência no atendimento aos beneficiários. “Muitas vezes, os pais só buscam o atendimento ao endocrinologista por encaminhamento de outro profissional, como o pediatra, ou procuram a consulta devido a alguma enfermidade aparente. Nesse sentido, ouvindo essas demandas, tentamos desenvolver ações sociais dentro da educação em saúde para informar melhor os beneficiários, assim como toda a sociedade, visando ampliar o conhecimento sobre a importância da promoção da saúde desde a infância. No Centro de Diabetes, através do acolhimento e diagnóstico, os pacientes podem acompanhar o desenvolvimento metabólico desde o período neonatal até o fim da puberdade”.