Jucli Stefanello, vice-presidente do Conessp, lança livro sobre resiliência feminina

Conessp e institutos parceiros tratam de estratégias e inovações para a saúde suplementar
17 de outubro de 2024

A vice-presidente do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conessp), Jucli Stefanello lançou seu livro “Herança de Força – A Jornada Inspiradora de uma Mulher Resiliente” nessa quinta-feira (17), em Campo Grande. O registro bibliográfico tem objetivo de imortalizar histórias familiares e experiências vividas durante a pandemia de Covid-19.

Durante o isolamento, advogada e professora aposentada Jucli refletiu sobre a importância de preservar narrativas pessoais para as futuras gerações. Em busca de sua árvore genealógica, ela percebeu que seus avós viveram a gripe espanhola, mas não havia registros de suas experiências. Isso a motivou a documentar sua própria vivência e a trajetória das mulheres de sua família, começando com a história de sua nonna, nascida em 1900.

Com o apoio do pesquisador Eronildo Barbosa, Jucli ampliou o foco do livro para incluir sua história, a doação de rim que fez para sua irmã em 2012, e a luta de sua família contra a síndrome renal policística. Ela entrevistou diversas mulheres da família, registrando memórias que poderiam se perder no tempo.

A autora também busca conscientizar sobre a doação de órgãos, ressaltando a importância de informações corretas para evitar resistências familiares. Parte da renda das vendas será destinada à Associação Beneficente dos Renais Crônicos (Abrec).