Jucli Stefanello, vice-presidente do Conessp, lança livro sobre resiliência feminina
19 de outubro de 2024
Novembro Azul: Campanha de conscientização da saúde integral do homem
2 de dezembro de 2024

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, tem como finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos, ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de medidas preventivas contra o câncer.
Instituída por meio da portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, a data dá amplitude ao conhecimento da população brasileira sobre este conjunto de doenças que é a segunda principal causa de mortes no país.
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância.
Estas células, que dividem-se rapidamente, têm propensão a serem agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
As variadas formas de manifestação do câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
A velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos, vizinhos ou distantes é outra das características que diferenciam os diversos tipos de câncer.
Diversas causas externas, presentes no ambiente, e internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, estão relacionadas ao surgimento de um câncer. Estima-se que 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
A prevenção do câncer envolve ações para reduzir os riscos. Pode ser primária, ao impedir que o câncer se desenvolva, o que inclui evitar a exposição aos fatores de risco e a adoção de um modo de vida saudável. Já a prevenção secundária, tem como objetivo detectar e tratar doenças pré-malignas, como lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino, ou ainda cânceres assintomáticos iniciais.