Janeiro Branco é uma campanha focada na promoção de discussões sobre o bem-estar psicológico. Com o propósito de incentivar o cuidado com a mente e romper estigmas sobre o tema, foi escolhido o primeiro mês do ano para a conscientização da saúde mental por ser um período que remete ao simbolismo de recomeço, quando muitas pessoas traçam metas e fazem reflexões sobre mudanças.
Criada em 2014 pelo psicólogo e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a iniciativa visa estimular reflexões sobre a importância de dar atenção ao bem-estar psicológico, além de incentivar práticas que favoreçam a saúde mental.
De acordo com a psiquiatra Krieger Olinda, essa atenção é necessária para o equilíbrio do organismo. “Precisamos compreender o que de fato é a saúde mental e qual é a importância dela em nossa vida. É um estado de bem-estar, em que o indivíduo é capaz, através das suas próprias habilidades, de ser produtivo, de ser resolutivo, de contribuir com a sua comunidade, de manter os relacionamentos estáveis”, destacou a médica.
Instituída como lei federal em 2023 (Lei 14.556/23), a campanha tem marcado oficialmente o calendário brasileiro e, a cada ano, traz um tema direcionado a ampliar a discussão. Em 2025, o tema é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
A partir desse questionamento, segundo a Dra Krieger, é fundamental “estabelecer algumas atitudes, alguns comportamentos, para manter essa estabilidade. Nós sabemos o quanto é importante a prática da atividade física para que se mantenha o corpo funcionando adequadamente mas também a mente. Além da atividade física, é importante termos uma alimentação adequada, com alimentos menos inflamatórios, uma dieta que seja pobre em açúcares, em gorduras, em frituras, priorizar alimentos mais naturais. Uma boa noite de sono, dormir entre seis e oito horas por dia. Trabalhar também a espiritualidade e nos relacionamentos interpessoais saudáveis são algumas das práticas que precisamos adotar para combater as doenças mentais”, afirmou.
Manter-se atento aos sinais do corpo, como sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional, dificuldade de concentração, insatisfação com a rotina e alterações no sono, que podem indicar um alerta. Já a prática de atividade física e cuidados com alimentação estão entre hábitos saudáveis, tanto para a saúde de forma global quanto para a saúde mental.