Com a finalidade de chamar a atenção para a saúde mental e identificá-la como uma questão comum aos indivíduos, e ainda salientar a importância da promoção de um estado de bem-estar emocional e psicológico a todos, o dia 10 de outubro foi estabelecido como o dia mundial da saúde mental.
A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), partir da necessidade de um olhar mais cuidadoso para este aspecto das nossas vidas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.
Saúde mental não é algo isolado, é também influenciada pelo ambiente ao nosso redor. Ela é resultado da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Para a psicóloga clínica Juliana Benevides, “a saúde mental é extremamente importante, bem como a saúde física e o bem-estar social”, afirmou.
“Ter saúde mental permite que possamos reagir e enfrentar situações, tensões, exigências e desafios para uma boa qualidade de vida”, complementa a profissional.
A prevenção e atenção aos hábitos também devem fazer parte do cotidiano. “Sempre há tempo de cuidar da saúde mental, mas pedir ajuda profissional de psicólogos e/ou psiquiatras precisa se tornar uma prática rotineira. Conviver com alguém que tem transtorno mental deve ser encarado com naturalidade e empatia, pois todos nós necessitamos de apoio e devemos buscar essa melhoria”, concluiu Juliana.